domingo, 22 de julho de 2012

Round 9 - Silverstone (GP da Inglaterra)

Post um pouco atrasado por causa de alguns fatos da vida. Mas vamos lá.

ATENÇÃO: Este será um post longo.


O GP de Silverstone começou de forma surpreendente: SOL!!!! Pois é, ao contrario de todas as previsões, não choveu durante a corrida. Mas chuva não faltou no fim de semana.

Treino de Classificação

Os treinos de classificação começaram com a ameaça de que a chuva chegaria em breve, todos os pilotos foram para pista o mais cedo possível e formou-se o que a televisão inglesa classificou de "o congestionamento mais caro de todos os tempos".

Ahhh, se o trânsito de SP fosse assim!!!
A chuva chegou durante o Q1, mas apenas em algumas partes do circuito. Ou seja, a pista estava em condições mistas (partes secas e partes molhadas); molhada demais para os pneus de pista seca em alguns pontos, e seca demais para os intermediários em outros.

As equipes decidiram correr com os intermediários só para garantir. A vida útil dos pneus intermediários era muito curta no entanto, e justo no final do Q1, eles acabaram. Graças a isso, Timo Glock rodou no último setor, faltando cerca de 2 minutos para o final. O carro dele bateu no muro, parou e rendeu uma bandeira amarela no setor.

Jenson Button, que não estava fazendo um treino muito bom, ainda estava fora da zona de classificação para o Q2 neste ponto, e até vinha fazendo uma volta boa. Mas graças à bandeira amarela, teve que diminuir a velocidade e, para a tristeza dos fãs Britânicos, ficou fora do Q2. Assim, os 7 que não passaram para o Q2 foram: Jenson Button, Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen, Pedro de la Rosa, Narain Karthikeyan e Charles Pic.

O Q2 começou embaixo de muita chuva, mas dessa vez no circuito inteiro. E o medo de não conseguir fazer um bom tempo, fez com que mais uma fila se formasse.
Fila bonita essa!!
A maioria das equipes escolheu sair de pneu de chuva (só a Williams e a Ferrari sairam de intermediário). Mas a chuva foi piorando cada vez mais. A drenagem da pista de Silverstone não é a das melhores e a água foi acumulando na pista. Assim, a F1 virou rali: carros aquaplanando, patinando, rodando, derrapando...

Chegou a um ponto que não deu mais e, faltando pouco mais de 6 minutos para o final do Q2, o controle de corrida declarou bandeira vermelha.

O treino ficou interrompido por mais de 1 hora. E já que não tinha muito o que fazer, a não ser esperar a chuva passar, as "olas" começaram: ola dos mecânicos com a arquibancada em frente aos boxes, ola puxa pelos pilotos e até uma ola puxada pelo Ross Brawn e Nico Rosberg (tá aí uma cena que nunca imaginei ver na F1).
Olha a ola!!! \o/
Lado bom da bandeira vermelha? Todos os pilotos fora do carro, sem capacete, tentando combater o tédio. Tédio não só para os pilotos, mas para os mecânicos, engenheiros, chefes de equipe, fãs... Comentaristas sem saber mais sobre o que falar, cameras fazendo tomadas artísticas de gotas caindo na pista... Lewis, a diva, Hamilton decidiu ir passear um pouco, pegou um guarda-chuva e foi andar de uma ponta à outra do pitlane (provavelmente vendo quais são as suas opções de equipe para 2013, já que ainda não renovou seu contrato com a McLaren).

Hamilton em modo "meus fãs me amam".
O sistema de drenagem de Silverstone é tão bom, que assim que a chuva deu uma trégua, os marshalls foram para pista com rodos e vassouras para empurrar a água para fora da pista. Mas enfim, o Q2 recomeçou. E acho que o final do Q2 foi talvez um dos mais emocionantes que eu já vi. Foi mudança a toda hora de P1 e de quem ficaria na zona de rebaixamento...desespero de todos os pilotos. E os 7 que ficaram fora do Q3 foram: Paul di Resta, Kamui Kobayashi, Nico Rosberg, Daniel Ricciardo, Bruno Senna, Jean-Eric Vergne e Sergio Perez.

O Q3 começou e a Williams deve ter ficado um pouco traumatizada. Pastor Maldonado foi logo para a fila, mas dessa vez foi o único. Mas as outras equipes não demoraram muito a ser juntar a ele na pista. O único que não foi para pista, foi Romain Grosjean que no final do Q2 foi parar na caixa de brita. Logo tinhamos uma boa briga na pista e o grid só foi definido na última volta. No final, Fernando Alonso ficou com a pole, seguido de Mark Webber (P2) e Michael Schumacher (P3).

A corrida

A surpresa do dia: SOL! SOL! Sol durante a corrida.

A primeira "vítima" do dia: Vitaly Petrov que, por cause de um problema em seu carro, não chegou nem a largar.

Logo na primeira volta, a primeira decepção para os fãs britânicos: Romain Grosjean bateu na traseira de Paul di Resta, que ficou com o pneu direito traseiro furado. Di Resta saiu da pista, rodou, conseguiu recuperar o controle para voltar aos boxes, mas o dano foi maior que imaginado e algumas voltas depois, Paul di Resta se tornou o 1º a abandonar a corrida.

As brigas por posição se espalharam por todo o grid. Na 3º volta, Felipe Massa e Sebastian Vettel tiveram uma briga linda pela 4ª posição. Massa lutou lindamente, conseguiu inclusive passar Michael Schumacher e chegou a ficar na 3ª posição. Mas na vota 14, Massa teve que fazer pitstop e voltou atrás de Vettel, que já tinha feito sua parada, mas a frente de Schumacher.

Pastor Maldonado e Sergio Perez vinham em uma briga linda, brigaram até durante o pitstop, mas na 12ª volta, Maldonado aprontou mais uma das suas, esbarrou no Perez na saida da Brooklands (curva 6) e tirou o mexicano da corrida.

Foram tantas brigas lindas por posições, que eu seu eu for descrever todas, o post vai ficar gigantesco. Mas uma que vale a pena ressaltar, é a briga de Jenson Button e Nico Rosgerb pela 12ª posição na 18ª volta. Briga forte, mas ao mesmo tempo delicada por causa do estilo que ambos tem de dirigir. (Nossa, não cheguei nem na metade da corrida ainda...)

Outra briga que foi linda, foi a do Räikkönen com o Schumacher pela 5ª posição. Uma briga com estratégia que durou cerca de 10 voltas (mais ou menos da 14 à 24). O Iceman soube gerenciar muito bem a briga e aproveitou o melhor momento para passar o alemão, de forma linda. Quem se deu bem nessa briga foi Lewis Hamilton, que aproveitou a briga e também passou o Schumi.

Enquanto isso, Alonso seguia tranquilamente em 1º. Ele abriu uma vantagem tão grande, que o espanhol conseguiu entrar para o pitstop e ainda sair a frente de Mark Webber que vinha em segundo.

Cena horrível da corrida: 38ª volta. Kamui Kobayashi errou na entrada de um dos pitstops e atropelou os mecânicos da Sauber. Uma cena que há muito não se via na Fórmula 1.


 40ª volta (é..eu to apressando um pouco para ver se esse post não fica tão grande) e começa a briga por migalhas: Nico Hulkenberg, Bruno Senna e Jenso Button brigando pela 9ª posição. A briga se estendeu até a última volta. Na 52ª volta, Senna consegui passar Hulkenberg, que tentou de tudo para retomar sua posição. Mas tentou de tal modo, que acabou cometendo um erro e acabou saindo da pista. Com isso, passaram também Jenson Button e Kamui Kobayashi. Com isso, Hulkenberg terminou em 12º.

Uma coisa que ficou evidente na corrida é que o rendimento da Ferrari com os pneus macios é bem ruim. Toda a vantagem que Alonso tinha, foi aniquilada após a troca dos pneus. Quase como se ele tivesse andando para trás.

Mark Webber foi chegando, o rendimento da Ferrari foi caindo, e faltando 5 voltas para o final, o australiano consegui passar e se manter a frente para se tornar assim o vencedor do Grande Prêmio da Inglaterra, com Alonso em 2º e Vettel em 3º, que por pouco não conseguiu passar o espanhol também.

A corrida terminou assim:
  1. Mark Webber
  2. Fernando Alonso
  3. Sebastian Vettel
  4. Felipe Massa
  5. Kimi Räikkönen
  6. Romain Grosjean
  7. Michael Schumacher
  8. Lewis Hamilton
  9. Bruno Senna
  10. Jenso Button
  11. Kamui Kobayashi
  12. Nico Hulkenberg
  13. Daniel Ricciardo
  14. Jean-Eric Vergne
  15. Nico Rosberg
  16. Pastor Maldonado
  17. Heikki Kovalainen
  18. Timo Glock
  19. Charles Pic
  20. Pedro de la Rosa
  21. Narain Karthikeyan
Não terminaram: Sergio Perez, Paul di Resta

Não correram: Vitaly Petrov

E para terminar este post, segue o resumo oficial da corrida.

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