domingo, 24 de junho de 2012

Round 8 - Valência (GP da Europa)

Acho que eu ainda estou meio em choque. Essa corrida, que normalmente não é lá essas coisas, foi talvez a mais emocionante até agora.

Neste fim de semana a Fórmula 1 voltou para a Europa, no belo circuito de rua de Valência.

O GP da Europa normalmente não é muito lá essas coisas. Muitos pilotos o consideram estar entre os 3 piores do ano. Em uma entrevista à BBC, Felipe Massa chegou a declarar que a única coisa que esse circuito tem de especial é a ponte.

Mas esse ano, Valência vai ficar marcado.

A emoção já começou no treino de classificação; os 10 primeiros fizeram a volta no mesmo segundo, 1:38. Só para vocês terem uma idéia de quão apertado foi, Sebastian Vettel (P1) fez a volta em 1:38.086 e Paul di Resta (P10) fez a volta em 1:38.992. Essa foi a pole de número 33 para o alemão, que se igualou aos recordes de Alain Prost e Jim Clark.

Tempos oficiais dos 10 primeiros colocados após o treino de classificação.
E aconteceu tanta coisa na corrida, que nem sei por onde começar a comentar. (Só por esse comentário, já dá para ver que este será um longo post.)

O Sebastian Vettel fez uma linda largada, chegou a abrir mais de 20 segundos de liderança. Estava fazendo a corrida perfeita...voltas lindas quase sem erros, boa estratégia de corrida, bons pitstops, fazendo a volta mais rápida da corrida de novo e de novo...

Na 12º volta, Jean-Eric Vergne bateu no Heikki Kovalainen (um erro de amador) e o Safety Car entrou na pista. Vergne recebeu uma penalidade de 5 posições no grid na próxima corrida.



Na relargada, Vettel fez um ótimo trabalho, estava recuperando a vantagem que havia conseguido antes, mas de repente o carro simplesmente apagou. Do nada. E assim terminou a corrida do alemão, que de acordo com a Red Bull Racing, teve problemas com o alternador.

Outro que também teve problemas com o alternador for Romain Grosjean. Ele até vinha fazendo uma boa corrida. Conseguiu não bater na largada, veio em um bom ritmo durante a corrida e estava com uma boa estratégia de corrida.  Na relargada, foi passado por Fernando Alonso, mas conseguiu manter a segunda posição. Isso até o seu carro apagar, que nem o do Vettel.

Ambo, Vettel e Grosjean, usam motores Renault e tiveram o mesmo problema...é acho que alguém vai precisar se explicar...

Por falar em Fernando Alonso, esse é, indiscutivelmente, um dos melhores pilotos dessa geração (se não for o melhor). Aliás, o fato dele ter ganhado fez até ele mesmo pagar a língua, já que no sábado ele disse que não via a possibilidade de um pódio neste GP. E a torcida foi ao delírio...a comemoração dele foi linda. Com direito a choro no rádio, choro no pódio, volta com a bandeira (à lá Ayrton Senna), comemoração com a galera, pausa para foto com os marshalls...a emoção foi evidente. Uma coisa que preciso destacar: a Ferrari de começar a se comunicar pelo rádio com o Alonso em italiano para despistar os outros times.

Outro que estava desacreditado foi Michael Schumacher. Aliás, no sábado, ele chegou a declarar que o objetivo de domingo era terminar a corrida e que não via nenhuma chance. Pois é, terminou a corrida, em 3º. Será que agora ele desencantou e deixou a má sorte de lado?

Kimi Räikkönen completou o pódio, terminando em 2º. E com ele, tivemos um pódio recheado de títulos mundiais. Alonso (2), Räikkönen (1) e Schumacher (7), somando 10 titúlos. Agora, se for somar quantas vitórias os 3 tem pela Ferrari... acho mehor não.

Falando em má sorte...acho melhor o Hamilton parar de fazer pitstop, ou talvez tercerizar o serviço de troca de pneus. Não tenho 100% de certeza, mas pelo o que eu pude ver, os dois macacos-hidráulicos quebraram. Que o primeiro quebrou, isso é fato. O macaco estava abaixado, mas o carro não subiu. O segundo que eu não tenho muita certeza o que aconteceu, não sei se quebrou, ou se o cara simplesmente não teve força para levantar o carro. Só sei que o carro não levantou e um dos mecânicos teve que dar uma ajudinha com a mão para poder colocar o pneu dianteiro.



Esse realmente não foi um dia para o Hamilton, não só ele teve esse problema no pitstop, Maldonado bateu nele na penúltima volta. Maldonado recebeu uma penalidade de 20 segundos pelo acidente e ficou em 11º.

Por falar em batidas, acho que o Kamui Kobayashi estava correndo de kart. Ele bateu no Bruno Senna e no Felipe Massa. A batida com o Senna foi um pouco duvidosa, mas a a culpa, no final, foi considerada do Senna, que tomou uma penalidade de passar pelos boxes. Senna terminou a corrida em 10º e conseguiu 1 ponto. Kobayashi, no entanto, recebeu uma penalidade de 5 posições no grid na próxima corrida por causa do acidente com Felipe Massa.

Aliás, Massa fez uma corrida péssima. Além da batida com o Kobayashi, Massa teve problemas com o assoalho do carro, e teve problemas também durante o pitstop, e assim, terminou apenas em 16º.

Mais alguns destaques de hoje (para terminar o post):
  • Mark Webber lagou em 19º e chegou em 4º. Por sua consistência de pontuação, assume agora a 2ª posição no campeonato de pilotos. 
  • As duas Force India terminaram na zona de pontuação: Nico Hulkenberg, em 5º, e Paul di Resta em 7º.
  • Charles Pic, com a Marussia, terminou em 15º, a frente de Felipe Massa.

Conclusão: Eu definitivamente vou comprar o "season review" desse ano. Essa é uma temporada que vai entrar para história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário