domingo, 4 de novembro de 2012

Round 18 - Yas Marina (Abu Dhabi)

Estamos na reta final do campeonato e nada melhor para terminar esse campeonato como uma corrida extraordinária que nem foi o GP de Abu Dhabi.

E, após tanto esperar, finalmente aconteceu: Kimi Räikkönen, o Iceman (homem de gelo), venceu a corrida!!!! Mas não vamos nos precipitar... muita coisa aconteceu nessa que foi uma das corridas mais emocionantes do campeonato. (Eu vou tentar resumir o máximo possível.)


O Circuito de Yas Marina é, sem dúvida, um dos mais belos do calendário da Fórmula 1. Abu Dhabi é uma corrida atípica, que começa ao entardecer e termina a noite. São 5,554 Kms de belas paisagens, 20 curvas, 2 retas (que este ano foram zonas de abertura do DRS) e uma saída dos boxes bem diferente de todas as outras.

Túnel de saída dos boxes, Circuito de Yas Marina

A Classificação:

A emoção da corrida começou ainda no treino de classificação. Lewis Hamilton conseguiu a pole, com Mark Webber em 2º e Sebastian Vettel, o líder do campeonato, em 3º. O vice-líder , Fernando Alonso, se classificou apenas em 7º, e com isso, o espanhol via o título se distanciando.

Mas algo totalmente inesperado aconteceu. O engenheiro de corrida do Vettel (Rockey) pediu para o alemão parar o carro no meio da pista. Até então, não parecia ser nada muito grave, já que Vettel teve problemas com seu carro no 3º Treino Livre.

Sebastian Vettel a espera de uma carona até os boxes.
O chefe da RBR, Christian Horner, Vettel e um representante da Renault, fabricante dos motores rubro-taurinos, foram chamados a sala dos comissários de corrida para se explicarem e, as 22:30 (16:30 no horário de Brasília) saiu a decisão: Sebastian Vettel foi desclassificado da sessão de classificação, mas poderia começar a corrida do fundo do pelotão.

Com isso, quase todo mundo ganhou uma posição. Alonso foi promovido a 6º e deve ter ficado feliz da vida com o alemão começando lá do fundo.

A Corrida:

Já que Vettel já tava lá no fundo mesmo, a RBR decidiu começa dos boxes e fazer algumas alterações no carro: trocaram os freios, a caixa de marcha e mudara a configuração da suspensão do carro.
Vettel largando do pitlane.
As luzes se apagaram, e lá foram eles. Logo na primeira curva, Nico Hulkenberg e Paul di Resta se estranharam, o que fez com que Hulkenberg toca-se em Bruno Senna, o que tirou o alemão da Force India da corrida. Romain Grosjean e Nico Rosberg também sofreram danos e tiveram que voltar para os boxes com pneus furado, o que fez com que eles voltassem no fundo do pelotão.

Vettel logo alcançou o pelotão, mas acabou batendo em uma Williams e danificou sua asa frontal. Isso, porém não atrapalhou o ritmo de corrida do alemão que, já na 3ª volta estava em 16º.

Mark Webber teve uma largada péssima e caiu para 5º. Kimi Räikkönen, no entando, fez uma largada brilhante e logo já estava em segundo, botando pressão em Hamilton.

Na 8ª volta, Nico Rosberg e Narain Karthikeyan se envolveram em um acidente que fez meu coração parar. Na curva 15, Karthikeyan teve problemas hidráulicos em sua HRT e teve que desacelerar. Nico, que vinha atrás tentando ultrapassa-lo, não teve para onde ir, já que a curva 15 é uma curva de alta velocidade, e voou por cima do indiano. Graças a Deus nenhum dos dois se machucou.


O safety car foi para pista e acabou com toda a vantagem que Hamilton havia ganhado. Na volta 13, ainda com o safety car na pista, Vettel teve que atropelar uma placa para não bater em Daniel Ricciardo, que vinha logo a sua frente. Com o impacto, a asa frontal do alemão sofreu mais danos e ele não teve outra alternativa a não ser ir para os boxes. Vettel voltou para a pista em 22º.

14ª volta , e o safety car deixou a pista. Hamilton fez uma linda relargada. Alonso não foi muito bem, mas conseguiu impedir que Mark Webber ultrapassasse.

Na 16ª volta , Vettel estava brigando pela 17ª posição com Grosjean. O alemão consegui ultrapasar, mas usou o lado de fora da pista. Antes que uma punição viesse, Vettel devolveu a posição e na volta seguinte a recuperou, dessa vez de forma limpa.

20ª volta e tragédia para o líder da prova. Mais uma vez a McLaren teve uma pane elétrica e Hamilton abandonou a prova. Assim, Räikkönen ganhou o 1º lugar praticamente de graça.

Na 24ª volta, Webber tentou ultrapassar Pastor Maldonado, mas o venezuelano não facilitou e os dois acabaram se tocando. Quem ficou com a pior nessa história foi o australiano, que acabou perdendo 3 posições, indo parar em 7º.

Na 27ª volta, Webber tentou a mesma manobra que havia falhado com Maldonado, mas dessa vez com Felipe Massa. Webber acabou saindo da pista e na hora de voltar, fez com que Massa rodasse. Assim, o brasileiro, que vinha em 6º, caiu para 9º. Ambos os acidentes com Webber foram considerados acidentes de corrida e nenhuma ação foi tomada.

Nesse ponto, o grid estava assim: Räikkönen (P1), Alonso (P2), Button (P3), Maldonado (P4), Perez (P5), Webber (P6), Vettel (P7), Schumacher (P8), Senna (P9) e Vergne (P10).

Começaram então os pitstops. O primeiro a parar foi Felipe Massa, que voltou para a pista em 15º. Na 29ª volta, Alonso foi para os boxes e voltou em 7º, atrás de Sebastian Vettel. Na volta seguinte, foi a vez de Jenson Button e Pastor Maldonado trocarem seus pneus.

Webber e Perez pararam na 31ª volta. Assim, Vettel assumiu o 2º lugar, com Räikkonen ainda liderando e Alonso em 3º. Mais uma volta e foi a vez do líder parar, mas a distância que o finlandês abriu foi grande o suficiente para ele voltar em 1º.

Na 38ª volta, Vettel não teve outra escolha e teve que trocar os pneus, voltando em 4º. Mas, parece que a sorte estava brilhando para o alemão. Na 39ª volta, Sergio Perez e Romain Grosjean se tocaram, o que acabou tirando o francês da corrida e fazendo com que o safety car fosse mais uma vez para a pista.

Mas nem tudo foi felicidade para a RBR, Mark Webber acabou sendo envolvido no acidente entre Grosjean e Perez, acabando com a corrida do australiano e com qualquer esperança que a equipe tinha de sair de Abu Dhabi com o título do campeonato de construtores.

O pelotão foi se juntando, Perez recebeu uma penalidade Stop & Go (o piloto para nos boxes, espera 10 segundos, durante os quais nenhum mecânico pode mexer no carro, e volta para a pista), Charles Pic abandonou a prova e, na 43ª volta, o safety car saiu da pista.

A relargada foi limpa, e logo Räikkönen consegui abrir vantagem em relação a Fernado Alonso. Vettel, que estava de pneus mais novos, grudou no 3º colocado, Button e, após muito pressionar o britânico, conseguiu ultrapassá-lo na 52ª volta.

Daí para o final, foi só administrar. Alonso até consegui grudar em Räikkönen, mas não foi o suficiente para ultrapassá-lo. Assim, a corrida termnou com Räikkönen levando sua primeira vitória da temporada, seguido de Alonso e Vettel.
Fernando Alonso, Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel.
Vettel fez uma corrida brilhante, largando em 24º e terminando em 3º. Mas mesmo com Alonso chegando na frente, Vettel continua na liderança do campeonato, com 10 pontos de vantagem.

A Fórmula 1 agora segue para os Estado Unidos, para o primeiro GP de Austin, no Circuito da Américas. Mas antes de ir, deixo vocês com um vídeo de duas respostas típicas do Kimi Räikkönen no rádio.

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