sábado, 1 de dezembro de 2012

GP do Brasil (parte 1) - Sexta.

Que corrida!!! Após uma temporada sensacional, o GP do Brasil fechou a temporada de 2012 com chave de ouro. Tudo o que poderia ter acontecido, aconteceu.

Eu não vou comentar muito da corrida agora, pois esta será a 1a parte da minha série de posts contando um pouco de como foi o meu  fim de semana. Neste post, vou comentar um pouco dos treinos de sexta-feira.

Sexta-feira, e eu tirei o dia de folga para ir nos treinos livres.  Foi um dia de muito sol, e muuuuuiiiitttooo calor. Mas isso na verdade foi ótimo, pois os pilotos ficaram bastante tempo na pista.

Minha vista - Setor M
Chegando em Interlagos, a primeira coisa que fiz foi localizar o meu lugar (já que o Setor M é numerado) e checar qual seria a minha visão para o dia e para corrida (no próximo post vou falar sobre a minha visão no sábado).

Eu estava sentada bem na entrada do S do Senna, em frente a Caterham (que entre as nanicas é a minha favorita), HRT e Marussia. Cheguei no Autódromo por volta das 9h00, bem a tempo de pegar alguma coisa para beber, sentar e assistir as equipes começarem a se preparar para o P1.

10h da manhã, pista aberta para o 1º treino livre. Os pilotos não demoraram a ir para a pista. Ver uma corrida de Fórmula 1, ao vivo, no autódromo, é uma experiência sem igual. Todo fã de Fórmula 1 deveria ir pelo menos uma vez. (Só um aviso, depois que você vai uma vez, você vai quer ir a todas as corridas possíveis)

O som desses carros, pela TV, já é emocionante, mas pessoalmente...você sente o seu corpo vibrar toda vez que um deles passa. É um barulho de arrepiar.

Vitali Petrov, em sua Caterham.
Um a um, os pilotos saíram dos boxes. Diferente das outras corridas, apenas dois pilotos reserva assumiram os carros durante o P1: Valteri Bottas andou pela Williams (no lugar de Bruno Senna) e Giedo Van der Garde andou pela Caterham (no lugar de Heikki Kovalainen).

O primeiro piloto das equipes grandes a sair para a pista foi Lewis Hamilton, começando assim o seu último fim de semana com a equipe britânica. Seguido rapidamente por Michael Schumacher, em seu último fim de semana como piloto de Fórmula 1.

Confesso que, acompanhar os treinos ao vivo, no circuito, é meio confuso, a não seu que você tenha algum aparelho que te ajude a acompanhar os tempos. Diferente de outros circuitos pelo mundo, Interlagos não em telão em todos os setores e, por mais que o locutor fale sempre os tempos e tal, o barulho dos carros deixa as coisas meio difícil de entender. Mas vale muito a pena ir e desde que fui pela primeira vez, tenho feito o que posso para ir todos os anos.

Infelizmente, tudo o que é bom dura pouco. O treino terminou e foi a hora de fazer uma pausa para um pitstop. Veio então a primeira (e provavelmente única) decepção do dia: a única lanchonete que tinha no setor M era o Bob's, o que sinceramente não me agradou nada. Mas eu tinha apenas duas opções: ou comia no Bob's ou passava fome. Comi, fazer o que né?

Kimi Räikkönen se preparando para sair.
Quando começou o segundo treino livre, eu resolvi mudar de lugar. A arquibancada não estava cheia, o que era de se esperar, então decidi ver o segundo treino livre de outra perspectiva, de frente para a garagem da Lotus.

A vista também era boa, mas era muito mais fácil tirar fotos da entrada da 1a curva, já que ali é um forte ponto de desaceleração.

O tempo continuou a colaborar com os fãs. Muito sol e muito calor, o que fez com que os pilotos saíssem cedo para a pista. Com apenas 3 minutos de treino, quase todos os 24 carros já estavam correndo.

As emoções estavam correndo soltas durante o fim de semana, e Fernando Alonso e Sebastian Vettel tiveram um momento digno de corrida. O treino estava rolando há apenas 10 minutos e Vettel se espremeu no mergulho para passar Alonso.

Durante os treinos de sexta, as equipes puderam testar um dos pneus que será usado em 2013. Todas as equipes reportaram que o pneu é muito bom, e bem mais estável que o desse ano.

O 2o treinos livre terminou assim:
  1. Hamilton 
  2. Vettel
  3. Webber 
  4. Massa 
  5. Alonso 
  6. Schumacher 
  7. Rosberg 
  8. Button 
  9. Grosjean
  10. Di Resta 
  11. Hulkenberg
  12. Raikkonen
  13. Senna
  14. Perez
  15. Kobayashi 
  16. Ricciardo 
  17. Maldonado 
  18. Vergne
  19. Petrov
  20. Kovalainen 
  21. De la Rosa 
  22. Glock 
  23. Pic 
  24. Karthikeyan
Uma coisa que eu queria mencionar: tanto no FP1 quanto no FP2, as duas HRTs foram as últimas a saírem para a pista. A situação da equipe não é nada boa e, pelo visto, teremos apenas 11 equipes na F1 ano que vem.

Atualização (10/12/2012): Adicionando as fotos de sexta, se quiser ver mais, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário