terça-feira, 4 de dezembro de 2012

GP do Brasil (parte 2) - Sábado.


Sábado foi um dia de sonho: Assisti o FP3 e os treinos de classificação em grande estilo!!

Ingresso para o Paddock Club.
Antes de começar a contar sobre esse dia incrível, eu quero agradecer a quem me deu essa oportunidade:
  1. Meu pai, por ter conversado com o meu primo.
  2. Meu primo, por ter arranjado o ingresso.
  3. NEC Brasil, por ter me levado como convidada.


Eu na área reservada aos convidados da Sauber.
O dia começou cedo no Sábado, com um belo café da manhã oferecido pela NEC Brasil para todos os convidados. (Detalhe: tava tão ansiosa que não consegui comer direito).

Por volta das 9h00, entramos nas vans e fomos para o autódromo. (As vans nos levaram até a entrada do Paddock club, dentro do autódromo mesmo.)
 
Como a NEC é patrocinadora da Sauber, nós ficamos em uma área reservada para os convidados da equipe.

Eu já tinha entrado na área dos boxes durante a Super Bike Series, mas na Fórumla 1 a coisa é bem diferente: tudo bem pintado, encarpetado, limpo, cheiroso... open bar de qualquer bebida que você quiser (champagne, vinho, cerveja, refrigerante, sucos, água, etc.), comida a vontade feita pela equipe do Hotel Transamérica...

Depois de me localizar, tirar algumas fotos com grupo todo, pegar a pulseirinha que permitia pegar bebida alcoólica (muito importante essa), fui explorar o local. E que vista maravilhosa!!! Você tem a visão dos dois lados do autódromo, e o melhor, você tem vista das garagens e da saída dos boxes bem de perto.


Nico Rosberg, seu preparador físico e os lixos.
Highlitght 1 do dia: estava eu, andando pelo Paddock Club, tirando foto de todos os ângulos possíveis, quando vejo um aglomerado de pessoas observando a parte de trás das garagens. Eu, como não sou nem um pouco curiosa, fui ver o que tava acontecendo.

Cheguei no corrimão, olhei para baixo e me deparei com a seguinte cena: Nico Rosberg jogando bola com seu preparador físico na área usada para guardar os lixos.

 A área dos boxes é tão apertada em Interlagos, que esse foi o único local que tinha espaço suficiente para eles jogarem. E, segundo os rumores, esse é tipo um ritual que o Nico faz antes de entrar no carro: ele sempre joga um pouco para aquecer e descontrair. Fiquei uns cinco minutos lá, observando. O mais engraçado era a cara que o pessoal da limpeza.


Romain Grosjean (Lotus)
Quando o 3º treino livre começou, eu me posicionei bem na saída dos boxes. Depois que todos os caros saíram, eu fui para outra parte para poder ver melhor, fiquei bem de frente para a descida do S do Senna e tirei foto de praticamente todos os carros que passaram. (Acho que eu já peguei o jeito para tirar foto de carro de Fórmula 1).

Como sempre, no autódromo e bem difícil acompanhar o treino inteiro, mas no paddock a coisa é um pouco mais fácil, já que existem televisões com os tempos oficiais e as imagens da FOM por todos os lados.

Credencial para a área dos boxes.
Highlight do dia 2.1: Depois que terminou o treino, o grupo se juntou para bater um papo e, no meio da conversa, chegou uma representante da Sauber. Ela pediu para formarmos um grupo de 6 pessoas que ela iria nos levar para conhecer os bastidores da garagem da Sauber.

Highlight do dia 2.2: Pode parecer besteria, mas eu passei pela catraca que os pilotos passam!!! Ouvi aquele barulhinho que ela faz!!! E o mais legal, ela vira sozinha assim que você posiciona o crachá!!!

Continuando o passeio, a representante da Sauber, que agora não lembro o nome, foi super simpática. Disposta a explicar os mínimos detalhes e responder qualquer pergunta que nós tínhamos.

Passando pelos corredores da parte de trás dos boxes, eu ví várias pessoas que só tinha visto pela televisão: Emerson Fittipaldi, Éric Boullier (chefe de equipe da Lotus), Monisha Kaltenborn (chefe de equipe da Sauber), Esteban Gutierrez (novo piloto da Sauber)...

Antes de entrar na garagem da Sauber, a representante pediu para não tirarmos nenhuma foto na parte de dentro, porque existem muitas coisas lá que são segredo. E de fato, existem: o modo como eles guardam os pneus, as peças dos carros, o motor, o assoalho, o mecanismo que faz com que a asa móvel se abra...ela mostrou tudo o que podia.
 
Pessoal da Renault ajustando a RB8 de Sebastian Vettel.
Depois do tour pela garagem, ela liberou a gente para fazer o pitwalk. Aí foi o momento frenesi de fotos. Seguindo a recomendação do organizador do evento da NEC, eu subi até o box da RBR e andei todo o caminho de volta.

Encontrei muita gente pelo caminho: pilotos de teste, chefes de equipe, mecânicos, celebridades, sub-celebridade, repórteres, comentaristas e apresentadores de todas as emissoras que cobrem a Fórmula 1 pelo mundo!!!!

Pude ver o pessoal trabalhando em quase todos os carros, já que o 3º treino livre tinha acabado de terminar e os carros precisavam ser ajustados para os treinos classificatórios.

A tarefa mais difícil era conseguir tirar uma foto na Ferrari e na RBR, mas como eu sou pequena, e determinada, fui me enfiando e consegui chegar até a barreira limite em ambas a garagens.

Eu com a direção!!!

Depois de passear pelo pitlane, eu voltei para a garagem da Sauber, pois como eu estava com a credencial para os boxes, eu tinha que sair pela catraca que eu entrei.

Highlight do dia 3: O pessoal da Sauber deixou eu tirar uma foto com a direção!!! Ela é bem mais leve do que eu imaginava.


Diversas fotos depois, a gente teve que sair pois os treinos classificatórias estavam prestes a começar.  Deu tempo certinho de sentar, almoçar, beber alguma coisa e pronto: começou o Q1.

Não é novidade que eu torço para a RBR e para o Sebastian Vettel, então o fim de semana era realmente muito importante.

Eu juro que eu não consegui ficar sentada muito tempo, de tão nervosa que eu estava. Fui na beirada ver os carros saírem dos boxes, fui na descida do S do Senna ver os carros passando, voltei para frente das televisões para acompanhar os tempos...

Pedro de la Rosa (HRT) e Vitaly Petrov (Caterham)
O Q1 terminou com os seguinte pilotos eliminados: Romain Grosjean, Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen, Timo Glock, Charles Pic, Narain Karthikeyan e Pedro de la Rosa.

Romain Grosjean, só não passou para o Q2 pois teve um pequeno acidente com uma das HRTs, precisou voltar para os boxes para trocar a asa frontal que se danificou no impacto e não teve tempo suficiente para fazer uma boa volta.

O Q2 eu até consegui assistir de olho apenas na pista, já que o Vettel tinha feito o 4º melhor tempo no Q1. Os seguinte pilotos não passaram para o Q3: Paul di Resta, Bruno Senna, Sergio Perez, Michael Schumacher, Kamui Kobayashi, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne.

O Q3 começou, e os meus nervos foram para o espaço. Acho que nunca fiquei tão nervosa durante um treino classificatório. Fiquei em pé, na frente de uma das televisões, acompanhando os tempos. No final, Vettel se classificou em 4º e para a minha felicidade, Alonso ficou apenas em 8º.

Sergio Perez, eu e Kamui Kobayashi
Após o término dos treinos classificatórios, foi a hora de relaxar. O garçom que estava a nossa disposição trouxe sorvete para nós, já que estava tão quente. E enquanto estávamos lá, sentados tomando sorvete, a representante da Sauber apareceu novamente, dizendo que Sergio Perez e Kamui Kobayashi iriam subir em alguns minutos para uma sessão de autógrafos.

Eu, mas do que rápido, peguei o boné que ganhei durante o tour na garagem, pedi para os dois autografarem e tirei uma foto. (Mais alguns anos e eu vendo o boné no eBay, afinal, foi autografado no último GP que ambos correram pela Sauber. Brincaderira, tá?)

Bruno Senna e eu
Depois dos autógrafos, a gente enrolou mais um pouco, e juntamos o grupo para ir embora. Quando estávamos saindo, eu olhei para a área de convidados da Embratel e vi um aglomerado. É óbvio que eu fui ver o que tava acontecendo, né?

Cheguei lá e o Bruno Senna estava lá, fazendo uma sessão de fotos com os convidados. Lógico que eu me enfiei no meio e tirei a minha, né?

Depois disso, fomos embora.

E o dia de sonho no Paddock acabou.

Eu sei que esse post não contou muito sobre os treinos em si, mas eu queria contar da minha experiência.

Quem quiser ver mais fotos do meu dia, é só clicar aqui. Por favor, não use as minhas fotos sem permissão.
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário