segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

GP do Brasil (parte 3) - Domingo.

A temporada de 2012 foi simplesmente demais. Uma temporada sensacional, que vai entrar para história. E o GP do Brasil fechou a temporada com chave de ouro.
Pessoal da Marussia secando a área de pitstop.
O dia começou com frio e chuva. Aliás, choveu a noite inteira de sábado para domingo, para alegria de uma certa escuderia italiana que só faltou fazer dança da chuva. 

Saí de casa cedo e cheguei em Interlagos mais ou menos 9h00. Eu assisti a corrida do mesmo lugar que assisti os treinos de sexta, da entrada da 1a curva, no setor M.

Algumas equipes nem tinham chegado ainda, enquanto outras estavam tentando secar a área onde o carro para durante o pitstop para evitar possíveis acidentes.


A corrida ia começar apenas as 14h00, mas as 10h00 as arquibancadas já estavam relativamente cheias. O setor M encheu bem, não vi uma cadeira vazia (pelo menos não ao meu redor).

HRT abrindo as portas pela última vez na F1
Como eu cheguei cedo, pude ver diversas coisas:
o pessoal da HRT abrindo a garagem pela última vez na Fórmula 1, o pessoal da Mercedes tirando a última foto com Michael Schumacher, o pessoal da McLaren tirando a última foto com Lewis Hamilton, a Lotus tirando a foto de equipe... É, este foi um fim de semana cheio de emoções.

Vi também o desfile do carros de serviço, a foto de final de ano no pessoa da Pirelli (com todos os tipos de pneus disponíveis na temporada 2012), a foto de final de ano com todos os pilotos (esta eu não vi muito bem por causa do lugar onde eu estava, mas deu para ver um pedacinho)...

Pilotos durante a parada.
Highlight do dia 1: Infelizemente, a televisão brasileira não mostra um dos momentos pré-corrida mais legais, a parada do pilotos. Eles passam todos, em cima de um caminhão, dando tchauzinho para as pessoas nas arquibancadas e dando entrevista (que é mostrada nos telões do autódromo).

Highlight do dia 1.1: O caminhão deu a volta na pista inteira e parou na entrada dos boxes para os pilotos descerem e se prepararem para a corrida. Mas o motorista brecou tão forte que os pilotos quase caíram. (tadinhos)

Depois disso, os pilotos entraram em seus carros e saíram do box para fazer uma volta de reconhecimento e se posicionar no grid. Nesse momento, o tempo em Interlagos ainda estava no chove/não chove.

Highlight do dia 2: Ver Michael Schumacher dando uma volta em Interlagos, com uma bandeira escrito "Thank You" presa ao carro, agradecendo aos fãs, antes de se posicionar no grid. Pois é, Schumi se aposentou e, dessa vez, vai ser de verdade.

Os pilotos se alinharam, as luzes se apagaram e eles saíram para a volta de instalação. Fui um desespero para aquecer os pneus, já que a temperatura não estava muito alta. Zig-zags por todo o grid. O meu coração já estava a milhão. Os pilotos se alinharam, as luzes se apagaram e assim começou a corrida. Abaixo está o vídeo da minha visão da largada.



Passaram a primeira curva relativamente bem, sem grandes acidentes. Mas chegando na curva 4, meu coração parou. Quando eu olhei no telão, só vi Sebastian Vettel, ao contrário na pista, e o pelotão todo indo ao encontro dele. Eu juro que eu quase chorei. Pensei:  "Já era. Quebrou o carro. Ele não vai conseguir voltar para a corrida. Acabou o campeonato." E quem disse que eu consegui sentar depois disso? Ou beber alguma coisa? Ou comer alguma coisa? Ou tirar foto? Eu tava tão nervosa que até hoje não sei como as minhas unhas sobreviveram.

O que aconteceu foi o seguinte: Na curva 4, Vettel veio por fora. Como não conseguiu ver que Bruno Senna estava do lado de dentro (por causa do ângulo da curva), o alemão acabou batendo no brasileiro, que bateu em Sergio Perez. Vettel foi o que menos se prejudicou, já que ele conseguiu voltar para corrida. Já o brasileiro e o mexicano não deram tanta sorte e ambos abandonaram a prova sem nem completar uma volta.

A corrida foi péssima para a Williams, já que Pastor Maldonado também bateu durante a 1a volta e abandonou a corrida. O pior foi que ninguém nem percebeu o acidente do Maldonado. Eu só me dei conta, porque vi o pessoal da Williams desmontando a garagem.

De la Rosa (HRT), Pic (Marussia) e Webber (RBR).

Na 8a volta, Vettel já estava em 7o, com Alonso em 4o. Se terminasse assim, o título era do alemão.

A chuva começou a apertar e os pilotos não estavam mais conseguindo segurar o carro na pista. Alonso escorregou para fora da pista, Grosjean escorregou e bateu (abandonou a corrida)... Todo mundo entrou para colocar os pneus intermediários. Foi tanta confusão, que em certo momento, Heikki Kovalainen, da Caterham, estava em 6o.



Na volta 19, Nico Hulkenberg, para a surpresa de muitos, assumiu a liderança da corrida.

Na volta 21, o pneu traseiro direito de Nico Rosberg furou (provavelmente depois de ter passado por cima dos destroços de alguma das batidas). Nico conseguiu levar o carro até os boxes, mas espalhou borracha pela pista inteira. Isso, mais os destroços das inúmeras batidas, fez com que o safety car fosse para a pista na volta 23.

Daí para frente, a corrida se tornou ainda mais confusa. Chovia, parava, voltava a chover, parava... Eu me perdi, mesmo acompanhado pelo rádio (que quase não conseguia ouvir por causa do barulho dos carros) e pelo aplicativo oficial da Fórmula 1 (que mostra os tempos e as posições dos carros).  Os próprios comentaristas se perderam.

Para piorar ainda mais a situação de Sebastian Vettel, o rádio dele parou de funcionar (ele conseguia ouvir, mas não conseguiam ouvir ele). Lá pela volta 53, ele parou para trocar de pneus e colocou os pneus duros. No entanto, a chuva voltou a cair e a pista se tornou escorregadia demais. Duas voltas depois, ele voltou para os boxes. Como estava sem rádio, ele não consegui avisar que estava entrando e nem que tipo de pneus ele queria. Desespero total na RBR, já que eles ocupam sempre o primeiro box. Foi uma correria para se posicionar. Tiveram que adivinhar qual pneu ele queria....ou seja, pitstop demorado. Vettel voltou para pista em 10o. 

Lewis Hamilton voltando para os boxes a pé.
Hulkenberg liderou bem a corrida até a volta 54. Ele demonstrou toda a sua habilidade e lutou bravamente para manter a posição. Mas, infelizmente, a pista estava muito escorregadia, e na curva 1, enquanto brigava com Hamilton pela 1a posição, Hulkenberg escorregou e bateu em Hamilton, tirando o inglês da corrida e fazendo com que a McLaren desse adeus ao tão almejado 2o lugar no campeonato de construtores. Hulkerberg até conseguiu voltar para a corrida, mas tomou uma penalidade por ter causado a batida e teve que passar pelos boxes.

Highlight do dia 2: Foi muito bonito ver a arquibancada aplaudindo Hamilton teve quando voltava para os boxes. Ver, no telão, os mecânicos aplaudindo quando ele entrou na garagem da McLaren também foi emocionante.

Jenson Button assumiu a liderança, com Felipe Massa em 2o e Fernando Alonso em 3o.

O melhor momento da corrida: Mais ou menos na volta 56, Kimi Räikkönen foi o alívio cômico da corrida. Ele escorregou na pista e fez uma rota um tanto quanto inusitada.O vídeo tá em alemão, mas vale a pena assistir (caso já tenha visto, é sempre bom ver de novo).


Após a corrida, Kimi disse que ele já tinha usado essa rota de escape antes (em 2003 eu acho) e o portão estava aberto. Esse ano, no entanto, fecharam o portão. Segundo o finlandês, ano que vem ele vai se certificar que o portão esteja aberto antes da corrida.

Na volta 62, Button já tinha uma vantagem de mais de 16 segundos e, para a surpresa de ninguém, Massa cedeu o seu 2o lugar para Alonso. Porém, Vettel já estava em 7o. Ou seja, se continuasse assim, o campeonato seria do alemão.

Highlight do dia 4: Na volta 64, Schumacher, que estava em 6o, ao ver Vettel em seu espelho, abriu passagem. Vettel até acenou, agradecendo. Foi quase que uma passagem de bastão: "Vai que agora é a sua vez!!!"

Enquanto isso, no fundo do pelotão, a Marussia e a Caterham estavam em uma briga a parte pelo 10o lugar no campeonato de construtores. Ser o 10o numa competição onde há 12 competidores pode não parecer muita coisa, mas na Fórmula 1 é. Ganhar o 10o lugar significa 35 milhões de libras a mais no orçamento anual. É muito dinheiro, principalmente para equipes nanicas. Assim, Charles Pic, da Marussia, e Vitaly Petrov, da Caterham, brigavam brilhantemente pelo 12o lugar, que daria à respectiva equipe a tão almejada posição no campeonato de construtores. Na volta 66, Vitaly conseguiu passar Pic, para a alegria de todos no box da Caterham.

Faltando 2 voltas para o final, Paul di Resta teve uma batida feia bem no começo da reta principal. Foi pedaço de carro para tudo qualquer lado e o sefety car teve que entrar na pista. E assim terminou a corrida mais emocionante do ano:
  1. Jenson Button 
  2. Fernando Alonso 
  3. Felipe Massa 
  4. Mark Webber
  5. Nico Hulkenberg 
  6. Sebastian Vettel 
  7. Michael Schumacher 
  8. Jean-Eric Vergne 
  9. Kamui Kobayashi 
  10. Kimi Raikkonen 
  11. Vitaly Petrov 
  12. Charles Pic 
  13. Daniel Ricciard
  14. Heikki Kovalainen 
  15. Nico Rosberg 
  16. Timo Glock 
  17. Pedro de la Rosa
  18. Narain Karthikeyan 
  19. Paul di Resta 
Com esse resultado, Sebastian Vettel se tronou o mais jovem tricampeão mundial de pilotos, superando Ayrton Senna, que tinha 31 anos quando se tornou tricampeão.

Não terminaram a corrida: Lewis Hamilton, Romain Grosjean, Pastor Maldonado, Bruno Senna and Sergio Perez.

Highlight do dia 5: A comemoração do pessoal da Caterham. Foi todo mundo para o pitwall e assim que cruzou a linha de chegada, Petrov parou ao lado deles e comemorou. Confesso que fiquei muito feliz com isso. Acho que a Caterham é a minha favorita das nanicas.

O resgate de uma Williams.
Eu ainda fiquei lá no autódromo mais uma tempo, vendo a cerimônia do pódio, as entrevistas, a movimentação das equipes enquanto arrumavam tudo...basicamente esperando o povo sair um pouco. A chuva tava caindo forte e era melhor esperar ali, no coberto, do que na fila esperando o ônibus para ir embora.

Vi alguns carros sendo resgatados e voltando de guincho, vi a Mercedes fazendo uma comemoração singela após a corrida...


O dia foi muito emocionante. Fiquei tão aliviada no final da corrida que eu não parava de gritar.

Essa temporada foi demais. Valeu a pena acordar cedo, dormir tarde, o dinheiro gasto para ir em Monza, o dinheiro gasto para ir em Interlagos...e com certeza eu vou comprar o DVD do resumo da temporada.

Caso queriam ver mais fotos que eu tirei no domingo, é só clicar aqui.

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