quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Schumacher anuncia sua aposentadoria (de novo)

Hoje de manhã, enquanto tomava café da manhã, eu li a notícia sobre o anúncio oficial que Michael Schumacher fez sobre sua aposentadoria.

Não foi exatamente uma grande novidade, tudo já meio que apontava para que isso fosse acontecer, mas confesso que fiquei um pouco chateada.


As críticas a Schumacher, desde sua volta a F1, sempre foram grande. Eu mesma, nas últimas corridas, falei que ele já tava velho demais e que deveria pensar seriamente em se aposentar mesmo. Mas não tem como não admirar a brilhante carreira que o alemão teve nas pistas e tudo o que ele conquistou no (e para) o esporte.

O anuncio foi feito hoje de manhã, em Suzuka. Segue o vídeo, em inglês, e mais abaixo, uma tradução feita por mim do que ele falou (para aqueles q não entendem muito a língua).



Eu decide me aposentar no final do ano.

Apesar de eu ainda estar apto a competir com os melhores corredores que exitem, em algum ponto é bom dizer adeus; e é isso que eu farei no final desta temporada. E dessa vez talvez até seja para sempre.

Nos últimos meses, eu não estava certo se eu ainda tinha a motivação e a energia necessárias para continuar. Não é meu estilo fazer algo no qual eu não tenha 100% de convicção. Com esta decisão, eu me sinto livre dessas dúvidas e, no final das contas, a minha ambição por lutar por vitórias e a paixão por dirigir são nutritadas pela competitividade.

Sem dúvida, nós não conseguimos alcançar a meta de desenvolver um carro que fosse capaz de brigar pelo campeonato mundial. Mas fica muito claro que eu posso me alegrar dos resultados que alcancei durante toda minha carreira.

Nos últimos 6 anos, eu aprendi muito sobre mim mesmo. Por exemplo, que você pode...se abrir sem perder o foco. Que perder pode ser tanto mais difícil quanto mais instrutivo que ganhar. Algumas vezes, eu deixei isso escapar da minha mente no começo da minha carreira. Mas você passa a ser grato por poder fazer o que você ama. Que você deve viver com as suas convicções e eu pude fazer isso.

Eu gostaria de agradecer a Daimler, Mercedes-Benz, o time, os engenheiros e todos os meus mecânicos por toda a confiança que tiveram em mim por todos essas anos. Mas eu também queria agradecer a todos os meus amigos, parceiros e companheiros que ao longo dos anos me apoiaram nos esportes a motor.

Mas acima de tudo eu quero agradecer a Corinna e a minha família por estarem sempre ao meu lado, em dando aliberdade de viver as minhas convicções e compartilhar da minha alegria. Isso foi muito especial.

Eu quero agora me concentrar nas últimas corridas até o final da temporada e aproveitá-las com vocês.

Vamos nos divertir!

E assim, chega ao fim uma das carreiras mais brilhantes da F1, afinal, 7 títulos mundias não é p/ qualquer um!

Confesso que ficarei com um pouco de saudade de ver o vovô Schumi no grid.

Um comentário:

  1. É chato, é estranho, sei lá não é necessariamente uma perda pro automobilismo, mas sim o que ele significa para a F1....o cara era foda! Teve coragem de voltar de uma aposentadoria, com muitos o criticando, e agora deixa de novo, sem se queixar para nenhuma critica.
    Todo o discurso dele é lindo, assim como o da primeira vez em que se aposentou, eu fiquei emocionado lendo o depoimento dele! E o que ele disse, só alguém como ele pode dizer, ele é a voz da experiencia, o que ele disse, somente os grandes como ele podem dizer.

    ResponderExcluir