domingo, 3 de fevereiro de 2013

F1: RBR lança o RB9

O evento de lançamento foi na sede da equipe, em Milton Keynes, Inglaterra.

Antes de falar do carro, vamos falar do nome da equipe.

Há algum tempo, começaram a correr rumores de que a Infiniti, marca de luxo da Nissan e uma das maiores patrocinadoras da equipe, aumentaria ainda mais o seu patrocínio.

Uns dias atrás, eu reparei que se você entrasse no site oficial da equipe, você era automáticamente redirecionado para infiniti-redbullracing.com. Hoje, tivemos a confirmação, a equipe passará a se chamar Infiniti Red Bull Racing. (leia o anuncio oficial aqui)

A festa foi em clima de balada, com direito a champagne, caviar, sushi, música eletrônica, etc. (isso segundo o que os jornalistas e convidados falaram).

Ao contrário das outras equipes, o evento não foi transmitido pela internet, mas, assim que o evento começou, a equipe postou um vídeo em seu canal do YouTube. O vídeo é muito bom,  e mostra um pouco do carro e a fabricação das peças.

A grande surpresa foram as cores do carro. Já que a equipe agora é Infiniti Red Bull Racing, as cores da Infiniti precisavam ser incorporadas. Assim, detalhes em roxo foram adicionados a pintura do carro.

Christian Horner, chefe de equipe,  disse o carro é um novo começo para a equipe. Enfatizou a importância da continuidade na equipe, que mantém a mesma dupla de pilotos há 5 anos. E disse que irá brigar para garantir que os dois troféus [de piloto e de construtores] continuem na equipe.

Adrian Newey, projetista da equipe, disse que o carro é uma evolução do carro de 2012, e que os pneus terão um papel muito importante no campeonato deste ano.

Newey comentou sobre o tão falado DRS passivo, mas não confirmou se a equipe usará ou não o sistema. "É complicado fazer um sistema confiável, capaz de estar atrás de outro carro sem ser acionado em momentos inapropriados, e fazer com que ele seja um ganho positivo durante o fim de semana [de corrida]"

Se comparado com o RB8, carro usado pela equipe em 2012, vemos que o nariz está um pouco mais curvo. O degrau continua lá, mas está mais sutil.

A asa traseira parece estar um pouco mais baixa, assim como os sidepods. As informações técnicas ainda não foram publicadas oficialmente pela equipe, então não vou comentar.

Sobre os pilotos, Horner afirmou, como faz todo ano, que Sebastian Vettel não terá privilégios na equipe, e que tanto ele quanto Mark Webber terão o mesmo tratamento. "Para nós, não importa qual piloto vença o campeonato desde que seja no nosso carro."

Perguntado sobre os comentários que Helmut Marko, consultor da equipe, fez sobre Mark Webber, Horner respondeu, "os comentários dele [Marko] refeltem a opinião dele. (...) Se não estivéssemos felizes com Webber, não teríamos recontratado ele."

Mark Webber disse que não deixou os comentários de Marko afetar sua auto-estima e acredita que pode ganhar o campeonato desse ano. "Eu acordo todos os dias acreditando nessa possibilidade."

Segundo Webber, não se ganha campeonatos com 90% de apoio, e acredita que eles [a equipe] o apoiarão 100%.

Sebastian Vettel disse que gostou do novo carro, mas que ainda não tem certeza se o carro gosta dele. Perguntado sobre o nome do novo carro, Vettel disse que ainda não escolheu o nome e que eles [ele e o carro] precisam se conhecer melhor antes.

Segundo Vettel, "As pessoas esperam algo a mais [da Red Bull] mas nós mesmos esperamos ir bem. Há muita pressão. Estou ansioso para entrar de novo no carro, voltar a correr."

Os testes em Jerez, Espanha, começam esta semana. Veremos se o RB9 é tão bom quanto parece ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário