domingo, 13 de maio de 2012

Fórmula 1 - GP da Espanha 2012

Que corrida!!!!  5 corridas, 5 vencedores diferentes de 5 equipes diferentes. Esta temporada está realmente imprevisível.


  • Formação do Grid:
Após um "erro" da McLaren (eles não colocaram combustível suficiente no carro do Hamilton no Q3 para ele conseguir voltar para a garagem e ainda sobrar 1 litro para fazer a inspeção) Hamilton, que finalmente tinha conseguido a tão esperada pole na Espanha, foi punido a sair em último no grid.

Graças a isso todos subiram uma posição e tivemos Pastor Maldonado (P1), Fernando Alonso (P2) e Romain Grosjean (P3).

  • A corrida 
A corrida começou com uma brilhante largada de Fernando Alonso, que, assim como no ano passado, pulou para P1 na 1ª curva. Tivemos brigas por posições por todo o grid. Hamilton e Rosberg, por exemplo, brigaram literalmente até cruzarem a linha de chegada pela 7ª posição.

Foto do pódio no GP da Espanha 2012.
Maldonado e Alonso fizeram corridas sensacionais. O espanhol provou, mais uma vez, que é um piloto incrível (muitos dizem ser o melhor do grid). Ele tirou desempenho de onde não tinha, mas não foi o suficiente. Pastor Maldonado levou a melhor e chegou em 1º. (Duvído que alguém tenha apostado nele), seguido de perto por Fernando Alonso. E em 3º, Kimi Räikkönen. O Iceman tá chegando, garanto que em pouco tempo ele vai estar no degrau mais alto. (Que tal em Mônaco? Assim teriamos 6 corridas, 6 vencedores diferentes de 6 equipes diferentes.)

Essa foi a 1ª vitória do Maldonado na F1, a 1ª da Williams desde 2004 e talvez a 1ª vez que o hino venesuelano tocou na Fórmula 1. A vitória também foi um grande presente para o Sir Frank Williams, que estava comemorando seu 70º aniversário.

A RBR mais uma vez quase me matou do coração (esse ano não tá fácil, viu). O Vettel terminou em 8º, enquanto Webber terminou em 11º, fora da zona de pontuação. Ambos tiveram que trocar o nariz, perdendo tempo no pitstop. O Vettel ainda teve uma penalidade por ultrapassar o limite de velocidade em um setor que estava com bandeira amarela, sendo obrigado a passar pelos boxes.

  • O inesperado:
O fim de semanda, infelizmente, terminou de modo dramático. A Willimas estava em sua garagem, comemorando, quando de repente um incêndio gigantesco começou. (Aparentemente, houve uma falha elétrica que ateou fogo ao combustível que estava sendo "empacotado" para a viagem.)


Graças a Deus, ninguém se machucou sériamente. Assim como na Malásia com o incêndio do motorhome da Lotus (que foi em escala beeeem menor), todas as equipes correram para ajudar. Mecânicos de todas as equipes vieram com seus extintores e bravamente combateram o incêndio que poderia ter sido desastroso. Com isso, mais uma vez vimos que as equipes, apesar de rivais, estão sempre dispostas a se ajudarem.



Ainda bem que os mecânico foram ao resgate, porque se eles fossem esperar até os bombeiros chegarem, o paddock teria explodido.

A garagem da Williams ficou destruida, e o carro do Bruno Senna também, já que ele foi tirado da corrida por Schumacher antes do final. O carro do Maldonado estava ainda na inspesão, por isso não estava lá no momento do incêndio.
Garagem da Williams após o incêndio.
Segundo alguns jornalistas que acompanham o "circo" da F1, as equipes estão fazendo uma "vaquinha" para ajudar a Williams. Parece que eles vão emprestar alguns equipamentos que foram perdidos no incêndio para ajudar a equipe a se recuperar a tempo da corrida em Mônaco.


É... realmente esta temporada está cheia de emoções. Vamos ver o que ainda vai acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário