sábado, 12 de maio de 2012

O qualifying não é mais o mesmo.

Será que a posição no gird de largada não importa mais?

Desde o começo da temporada, a impressão que eu tenho é a de que os pilotos e equipes não estão mais dando tanta importância aos treinos classificatórios (tá...já tem um tempo que eu acho isso, mas o blog é novo).


O treino classificatório de hoje, GP da Espanha, ilustra o que eu to falando. Os pilotos até se esforçaram para chegar ao Q3, verdade, mas depois disso foi praticamente nada. O Vettel e o Schumacher, por exemplo, sairam só para constar. Sem exagero, eles nem chegaram a fazer tempo.

Em uma entrevista para BBC, no GP da China em 2011, Nico Rosberg e seu engenheiro admitiram que o foco já tinha mudado, que o foco era a corrida de domingo e não o sabado. (Se queiserm ve o vídeo, clique aqui.)

Mas muitos dizem que esse mudança de foco se deu por causa da mudança na duração dos pneus. Todas as equipes já confessram  que a "gestão" dos pneus vai ser crucial esse ano.

Eu sei que o Bernie e companhia pediram para a Pirelli fazer pneus que fossem importantes para a estratégia, mas acho que eles exageraram um pouquinho.

E realmente, parece que o tema do ano é: "Economizar pneus o máximo possível". Ou seja, os pilotos preferem não gastar os pneus durante os treinos. Quer um exemplo disso? Que tal o Q1 de hoje.

A pista já estava aberta há quase 5 minutos quando o primeiro carro, a Force India do Paul di Resta, saiu. Pode parecer pouco, mas se você considerar que os pilotos tem apenas 20 minutos de pista aberta para fazerem seus tempos...isso é o que? 25% do Q1 parado.

Pois é...as coisas mudaram.

Mas uma coisa boa veio disso, a temporada ficou muito mais emocionante para os fãs, apesar de que para os pilotos, ela parece estar frustrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário