domingo, 27 de maio de 2012

Round 6 - GP de Mônaco. FIGHT! (uma análise)

(Nota: esse vai ser um post longo)

Chegamos ao fim de semana mais glamuroso do calendário da F1: Monaco, playground to the rich and famous! (playground dos ricos e famosos)

E, em meio à festas, desfiles de moda, celebridades e muito glamour, tivemos mais um fim de semana surpreendente.


Mas vamos com calma, que muita coisa aconteceu.



O GP de Mônaco, parece trazer a tona o lado fashion dos pilotos, talvez seja porque a maioria está em casa, ou talvez seja todo o charme das ruas de Mônaco, qualquer que seja o motivo, é em Mônaco que vemos novos cortes de cabelo, barbas bem feitas, óculos escuros sensacionais, etc. (Sem exageros. Compare as fotos que você pode ver claramente)

Mas os pilotos foram além da aparência. O GP de Mônaco trouxe também novos capacetes, e tivemos de tudo este ano: lantejoulas (Sebastian Vettel); homenagens a pilotos do passado como James Hunt (Kimi Räikkönen) e Jean Alesi (Jean-Eric Vergne); homenagem ao Chaploin (Sergio Perez); homenagem a Monte Carlo e seus cassinos (Fernando Alonso) e muito mais.


Treinos Livres

Diferente dos outros GPs, sexta é dia livre em Mônaco e assim temos os 1º e 2º treinos livres na quinta e o 3º no sábado. Mas nem os treinos foram normais no fim de semana.

O 1º treino terminou 10 minutos mais cedo por causa de um problema com o motor de Heikki Kovalainen, que praticamente explodiu dentro do tunel e saiu fumegando tudo. Com isso, Fernando Alonso terminou em 1º, com o tempo de 1:16.265.

O 2º treino foi atrapalhado pela chuva, que surigu de repente, e terminou com Jenson Button em 1º, com o tempo de 1.746.

O 3º treino não foi menos conturbado, muito pelo contrário. Pastor Maldonado bateu na saida do Casino, o que rendeu uma bandeira vermelha e terminou o treino alguns minutos cedo, com Nico Roseberg em 1º, com o tempo de 1:15.159.


Treino Classificatório

O Q1 começou com tudo; menos de 5 minutos após o começo, Narin Karthikeyan saiu da pista na curva 14 (bandeira amarela no setor) e pouco tempo depois Pastor Maldonado Bateu em Sergio Perez (bandeira vermelha), tirando o mexicano do treino e lhe rendendo uma punição de 10 posições no grid. O Q1 terminou com Nico Hulkenber (P1), Kamui Kobayashi (P2) e Romain Grosjean (P3).

Durante o Q2, Jean-Eric Vergne bateu na saida do tunel (quase no mesmo lugar onde Nico Rosberg, Sergio Perez e Vitali Petrov bateram em 2011) faltando pouco mais de 6 minutos para o final. E ao final do Q2 tinhamos Felipe Massa (P1), Nico Rosberg (P2) e Pastor Maldonado (P3).

Q3 começou e a RBR mais uma vez me fez passar nervoso (não tá fácil ser uma rubro-taurina esse ano). Voltando à estratégia de economizar pneus, Vettel saiu apenas para "constar", não fechou tempo e ficou com a P9. A surpresa do dia foi Michael Schumacher, que fez muitos pagarem a língua e fez o melhor tempo, 1:14.301. Infelizmente, ele recebeu uma penalidade de 5 posições no grid por causa do acidente com Bruno Senna em Barcelona e ficou com a P6.


A corrida

Foram tantas punições... Maldonado e Perez aproveitaram e trocaram a caixa de câmbio, mas, por causa da punição que havia levado durante o treino classificatório, Maldonado ficou em último.

O grid ficou assim no final das contas:
  1. Mark Webber
  2. Nico Rosberg
  3. Lewis Hamilton
  4. Romain Grosjean
  5. Fernando Alonso
  6. Michael Schumacher
  7. Felipe Massa
  8. Kimi Räikkönen
  9. Sebastian Vettel
  10. Nico Hulkenberg
  11. Kamui Kobayashi
  12. Jenson Button
  13. Bruno Senna
  14. Paul di Resta
  15. Daniel Ricciardo
  16. Jean-Eric Vergne
  17. Heikki Kovalainen
  18. Vitaly Petrov
  19. Timo Glock
  20. Pedro de la Rosa
  21. Charles Pic
  22. Narain Karthikeyan
  23. Sergio Perez
  24. Pastor Maldonado
Durante a largada, Grosjean se enroscou com Schumacher (esses dois tão virando o Massa-Hamilton de 2012), girou na pista e deu um chega pra lá em Kobayashi. Com isso, a suspensão da Lotus quebrou e esse foi o fim da corrida para o francês.

Kobayashi conseguiu sair da confusão, mas não ileso. A batida danificou a suspensão de sua Sauber e ele abandonou a corrida um pouco mais tarde, na 6ª volta.

Para completar a bagunça que foi a largada, lá na galera do fundão, Maldonado bateu em de la Rosa, o que tirou ambos da corrida.

A lisa de "desistentes" foi grande nesse GP. Até o final da corrida, Petrov (16ª volta), Schumacher (64ª volta), Pic (65ª volta), Ricciardo (66ª volta) e Button (71ª volta) adicionaram seus nomes à lista.

Durante a corrida, foi um tal de chove, não chove... "a chuva vem em 15 minutos", "a chuva vem em 30 minutos", "a chuva vem em 5 voltas". Acho que cada equipe estava usando um sistema de previsão climática diferente.

Com isso, quando o primeiro jogo de pneus de cada piloto já estava acabando, começou o dilema das equipes. Espera a chuva e coloca o pneu de chuva? Troca logo antes que o desempenho piore? Espera mais um pouco? As equipes decidiram continuar com suas estratégias e muitas fizeram apenas uma troca no final das contas.


Resultado (por equipes)
  • Red Bull Racing
Até que teve uma ótima corrida. Mark Webber fez a lição de casa direitinho e manteve sua pole até o final. Sebastian Vettel (LINDO!!! TE AMO!!! CASA COMIGO!!!) largou em 9º e terminou em 4º. Com isso, a RBR continua a frente no campeonato de construtores e Vettel segue em segundo no campenato de pilotos, apenas 3 pontos atrás de Fernando Alonso.

  • McLaren
Péssimo dia. A McLaren saiu do GP da Aust'ralia como se fosse dominar esse ano e de lá pra cá foram decaido, decaindo e decaindo. Jenson Button não terminou a corrida e Lewis Hamilton chegou em 5º.

  • Ferrari
Uma coisa que essa corrida deixou bem claro foi que o problema da Ferrari é aerodinâmica. Mônaco é uma pista onde a aerodinâmica não tem um papel tão importante. E assim a Ferrari se deu bem, Fernando Alonso terminou o dia em 3º e Felipe Massa terminou em 6º.

  • Mercedes
Dividido. Os dois pilotos estão em lados opostos da escala. Nico Rosberg tem brilhado esse ano. Conquistou sua primeira vitória, no GP da China, já conquistou 59 pontos e segue em 5º no campeonato. Michael Schumacher, no entanto, não anda muito bem. Das 6 corridas, terminou apenas 2, ambas em 10º, conquistando 2 pontos até agora.

  • Lotus
Desencanta filha!!!! A Lotus tem sido cotada como favorita, mas até agora nadou, nadou e morreu na praia. Romain Grosjean tem feito ótimos treinos cassificatórios, mas terminou apenas 3 das 6 corridas até agora. Kimi Räikkönen continua sendo a aposta de muitos, já consegui 2 pódios, mas não ganhou nenhuma corrida até agora.

  • Force India
É...até que foi bem. Ambos os pilotos conseguiram terminar a corrida dentro da zona de pontuação. Paul di Resta terminou em 7º e Nico Hulkenberg em 8º, trazendo para equipe 10 pontos. Atualmente a penúltima, entre as equipes medianas, no campeonato de construtores.

  • Sauber
Triste. Kamui Kobayashi abandonou (ou melhor, tiraram ele da corrida) e Sergio Perez terminou em 11º, fora da zona de pontuação. Sauber tem 41 pontos no campeonato de costrutores, apenas 3 pontos atrás da Williams, sua rival pelo campeonato entre as medianas.

  • Toro Rosso
Tá mal, hein? Das medianas, é a que vem tendo o pior desempenho. Conseguiu só 6 pontos no campeonato até agora e segue em último entre as equipes medianas. Em Mônaco, Daniel Ricciardo abandonou e Jean-Eric Vergne terminou em 12º

  • Williams
Affff... péssima corrida para eles. Bruno Senna até que consegui terminar em 10º e trazer 1 pontinho para a equipe. Mas Pastor Maldonado foi da glória ao lixo. Fez besteira nos treinos, fez besteira na corrida e não terminou.

  • Caterham
Até que mostraram serviço. Dentre as nanicas, é a menos ruim. Heikki Kovalainen lutou bem, e consegui segurar Jenson Button por várias voltas, mas como eles não tem carro para brigar com a McLaren, terminou o dia em 13º. Vitaly Petrov abandonou por pane elétrica.

  • HRT
Alguém tira eles da corrida, por favor? Deus do céu. O próprio Pedro de la Rosa já disse que esse ano eles estão se concentrando em colocar a casa em ordem e organizar a nova sede em Madri, não em ganhar posições. É...dá para notar. O único motivo pelo qual Narain Kathikeyan terminou em 15º foi porque 9 pilotos abandonaram. O Galvão Bueno fala muita besteira, mas até agora ele deu a melhor descrição da HRT. "Qual é a graça de correr numa cadeira-de-rodas elétrica?"

  • Marussia
Quem? Das nanicas é a que menos aparece. Timo Glock teminou o dia em 14º, provalvemente também porque um bando de gente abandonou. Charles Pic, o ilustre desconhecido, abandonou por pane elétrica.



Considerações finais
A vitória de Mark Webber quebrou o recorde de 1983. Nunca, na história da Fórmula 1, houve 6 vencedores diferentes nas 1as 6 corridas. A Red Bull Racing foi a 1ª equipe a quebrar o jejum das equipes e se tornam a 1ª a ganhar duas vezes na temporada.

A temporada continua imprevisível. Acho que um amigo meu tá certo. Vou começar a escrever os nomes dos pilotos num papel e sortear o nome do próximo vencedor. Só assim para conseguir ganhar alguma aposta.

(Nossa...acho que este foi o post mais longo que eu já escrevi)


3 comentários:

  1. Caraca, e eu achando que o posto do meu blog tinha sido grande! hahahaha! Meu a corrida em si foi chata, mas só de saber que o recorde foi quebrado, já é animador. A Red Bull foi mesmo a melhor equipe do final de semana, a pilotagem de Webber e a estratégia do Vettel foram perfeitas. Só essa declaração ao Vettel foi meio de mais não! kkkkkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Acho q eu me empolguei. Mas ele tava tãããão lindo nesse fds. De barba bem feita e tal. *-*

      Excluir