(Nota: esse vai ser um post longo)
Chegamos ao fim de semana mais glamuroso do calendário da F1: Monaco, playground to the rich and famous! (playground dos ricos e famosos)E, em meio à festas, desfiles de moda, celebridades e muito glamour, tivemos mais um fim de semana surpreendente.
Mas vamos com calma, que muita coisa aconteceu.
O GP de Mônaco, parece trazer a tona o lado fashion dos pilotos, talvez seja porque a maioria está em casa, ou talvez seja todo o charme das ruas de Mônaco, qualquer que seja o motivo, é em Mônaco que vemos novos cortes de cabelo, barbas bem feitas, óculos escuros sensacionais, etc. (Sem exageros. Compare as fotos que você pode ver claramente)
Mas os pilotos foram além da aparência. O GP de Mônaco trouxe também novos capacetes, e tivemos de tudo este ano: lantejoulas (Sebastian Vettel); homenagens a pilotos do passado como James Hunt (Kimi Räikkönen) e Jean Alesi (Jean-Eric Vergne); homenagem ao Chaploin (Sergio Perez); homenagem a Monte Carlo e seus cassinos (Fernando Alonso) e muito mais.
Treinos Livres
Diferente dos outros GPs, sexta é dia livre em Mônaco e assim temos os 1º e 2º treinos livres na quinta e o 3º no sábado. Mas nem os treinos foram normais no fim de semana.
O 1º treino terminou 10 minutos mais cedo por causa de um problema com o motor de Heikki Kovalainen, que praticamente explodiu dentro do tunel e saiu fumegando tudo. Com isso, Fernando Alonso terminou em 1º, com o tempo de 1:16.265.
O 2º treino foi atrapalhado pela chuva, que surigu de repente, e terminou com Jenson Button em 1º, com o tempo de 1.746.
O 3º treino não foi menos conturbado, muito pelo contrário. Pastor Maldonado bateu na saida do Casino, o que rendeu uma bandeira vermelha e terminou o treino alguns minutos cedo, com Nico Roseberg em 1º, com o tempo de 1:15.159.
Treino Classificatório
O Q1 começou com tudo; menos de 5 minutos após o começo, Narin Karthikeyan saiu da pista na curva 14 (bandeira amarela no setor) e pouco tempo depois Pastor Maldonado Bateu em Sergio Perez (bandeira vermelha), tirando o mexicano do treino e lhe rendendo uma punição de 10 posições no grid. O Q1 terminou com Nico Hulkenber (P1), Kamui Kobayashi (P2) e Romain Grosjean (P3).
Durante o Q2, Jean-Eric Vergne bateu na saida do tunel (quase no mesmo lugar onde Nico Rosberg, Sergio Perez e Vitali Petrov bateram em 2011) faltando pouco mais de 6 minutos para o final. E ao final do Q2 tinhamos Felipe Massa (P1), Nico Rosberg (P2) e Pastor Maldonado (P3).
Q3 começou e a RBR mais uma vez me fez passar nervoso (não tá fácil ser uma rubro-taurina esse ano). Voltando à estratégia de economizar pneus, Vettel saiu apenas para "constar", não fechou tempo e ficou com a P9. A surpresa do dia foi Michael Schumacher, que fez muitos pagarem a língua e fez o melhor tempo, 1:14.301. Infelizmente, ele recebeu uma penalidade de 5 posições no grid por causa do acidente com Bruno Senna em Barcelona e ficou com a P6.
A corrida
Foram tantas punições... Maldonado e Perez aproveitaram e trocaram a caixa de câmbio, mas, por causa da punição que havia levado durante o treino classificatório, Maldonado ficou em último.
O grid ficou assim no final das contas:
- Mark Webber
- Nico Rosberg
- Lewis Hamilton
- Romain Grosjean
- Fernando Alonso
- Michael Schumacher
- Felipe Massa
- Kimi Räikkönen
- Sebastian Vettel
- Nico Hulkenberg
- Kamui Kobayashi
- Jenson Button
- Bruno Senna
- Paul di Resta
- Daniel Ricciardo
- Jean-Eric Vergne
- Heikki Kovalainen
- Vitaly Petrov
- Timo Glock
- Pedro de la Rosa
- Charles Pic
- Narain Karthikeyan
- Sergio Perez
- Pastor Maldonado
Kobayashi conseguiu sair da confusão, mas não ileso. A batida danificou a suspensão de sua Sauber e ele abandonou a corrida um pouco mais tarde, na 6ª volta.
Para completar a bagunça que foi a largada, lá na galera do fundão, Maldonado bateu em de la Rosa, o que tirou ambos da corrida.
A lisa de "desistentes" foi grande nesse GP. Até o final da corrida, Petrov (16ª volta), Schumacher (64ª volta), Pic (65ª volta), Ricciardo (66ª volta) e Button (71ª volta) adicionaram seus nomes à lista.
Durante a corrida, foi um tal de chove, não chove... "a chuva vem em 15 minutos", "a chuva vem em 30 minutos", "a chuva vem em 5 voltas". Acho que cada equipe estava usando um sistema de previsão climática diferente.
Com isso, quando o primeiro jogo de pneus de cada piloto já estava acabando, começou o dilema das equipes. Espera a chuva e coloca o pneu de chuva? Troca logo antes que o desempenho piore? Espera mais um pouco? As equipes decidiram continuar com suas estratégias e muitas fizeram apenas uma troca no final das contas.
Resultado (por equipes)
- Red Bull Racing
- McLaren
- Ferrari
- Mercedes
- Lotus
- Force India
- Sauber
- Toro Rosso
- Williams
- Caterham
- HRT
- Marussia
Considerações finais
A vitória de Mark Webber quebrou o recorde de 1983. Nunca, na história da Fórmula 1, houve 6 vencedores diferentes nas 1as 6 corridas. A Red Bull Racing foi a 1ª equipe a quebrar o jejum das equipes e se tornam a 1ª a ganhar duas vezes na temporada.
A temporada continua imprevisível. Acho que um amigo meu tá certo. Vou começar a escrever os nomes dos pilotos num papel e sortear o nome do próximo vencedor. Só assim para conseguir ganhar alguma aposta.
(Nossa...acho que este foi o post mais longo que eu já escrevi)
Caraca, e eu achando que o posto do meu blog tinha sido grande! hahahaha! Meu a corrida em si foi chata, mas só de saber que o recorde foi quebrado, já é animador. A Red Bull foi mesmo a melhor equipe do final de semana, a pilotagem de Webber e a estratégia do Vettel foram perfeitas. Só essa declaração ao Vettel foi meio de mais não! kkkkkk!
ResponderExcluirkkkkk Acho q eu me empolguei. Mas ele tava tãããão lindo nesse fds. De barba bem feita e tal. *-*
ExcluirMelhor agora? kkkkkkk
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